IUS - Lusófona

domingo, janeiro 28, 2007

Frequências e Exames!

Caros colegas, como prometido, aqui estão disponíveis para download, algumas frequências e exames de todas as disciplinas leccionadas no primeiro ano do nosso curso. Façam um bom uso delas.
Um obrigado ao colega Ruben, por ter a paciência de as digitalizar.

Os ficheiros estão compactados. Para os descompactarem, utilizem por favor o Winrar ou o Winzip, se houver algum problema não hesitem em perguntar.
Carreguem s.f.f.:

Ciência Política e Direito Constitucional



Economia Política


História do Direito




Introdução ao Direito




Introdução ao Direito



Saudações Académicas!

quinta-feira, janeiro 25, 2007

Introdução ao Direito - Apontamentos

Caros colegas:
Depois de uma elaborada pesquisa, foi-nos possível encontrar os mais fidedignos apontamentos, na nossa opinião, da cadeira de Introdução ao Direito (Cliquem aqui). Mas como já sabem e nunca é demais recordar, estes apontamentos não dispensam a consulta do manual da cadeira, nem a assistência das aulas da disciplina.

Saudações académicas!

terça-feira, janeiro 23, 2007

Teste de Ciência Política!

Aos colegas que não compareçeram, deixamos aqui enunciado do teste de hoje!
Saudações académicas!



(Cliquem nas imagens s.f.f)

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Introdução ao Direito - Aulas de compensação!

Estimados colegas o nosso blog avança com a informação que nos próximos dias 13 e 21 de Fevereiro serão leccionadas aulas de compensação da cadeira de Introdução ao Direito, na sua vertente prática! As aulas têm hora marcada para as 10:30 desses mesmos dias no Auditório Delta (sala D.1.1).
Saudações Académicas!

quarta-feira, janeiro 17, 2007

DIREITO NO LOFT

Estimados colegas:
Numa iniciativa original, irá realizar-se em Lisboa, no dia 18 de Janeiro (quinta-feira), uma festa de direito, organizada pelas Associações de Direito de Lisboa.
Vai decorrer na discoteca "LOFT", sita na Rua do Instituto Industrial, perpendicular à Avenida 24 de Julho.
Poderão ter acesso a mais informações em:
http://www.theloft.pt/

Saudações Académicas!

Jantar do Curso de Direito [Lusófona]

Caros colegas:
Irá realizar-se no dia 18 de Janeiro (quinta-feira), às 21 horas, um “Jantar de Convívio do Curso de Direito”, a realizar no restaurante "ADEGA DOS ARCOS", sito na Rua do Mercado, em Santos, organizado pela nossa associação - AADUL.
A ementa consistirá em:

Entradas:
Pão
Manteiga
Azeitonas

Pratos à escolha:
Bifinhos com Cogumelos
Carne de Porco à Alentejana

Bebidas (à descrição):
Sangria
Vinho
Cerveja
Café

O valor do jantar será de 10€ para sócios e 12€ para não sócios.
Para mais informações é favor de contactar com o Delegado de Turma (da turma 1M1), José Mota.

Não Faltem!!

Desafio de Futebol

Caros colegas:
Vimos por este meio informar que no próximo dia 1 de Fevereiro (5ª feira) pelas 00h vai ser realizado um jogo de futebol, em Sacavém.
O desafio de futebol será entre colegas do curso de Direito (particularmente da nossa turma) e contará com a presença do Professor Miguel Furtado (Economia Política).
Quem quiser participar neste jogo é favor contactar por e-mail ou telemóvel o colega Ruben Enes, ficam aqui disponíveis os contactos para os esclarecimentos necessários.
Desde já agradecemos a vossa atenção. E não faltem!
Saudações Académicas!
Ruben Enes
rubenenes@hotmail.com
916374777
969665218

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Ciência Política -Frequência de 2006

Caros colegas aqui fica a frequência do primeiro semestre da cadeira de Ciência Política e Direito Constitucional do ano de 2006!
Saudações académicas! (cliquem na imagem sff)

(cliquem na imagem sff)

domingo, janeiro 14, 2007

Economia Política - [Corrupção]

Estimados colegas, aqui fica a visão do Professor Miguel Furtado sobre o tema: Corrupção (matéria da conferência realizada no auditório Agostinho da Silva, em Dezembro de 2006).

CORRUPÇÃO
«Li nesta última semana, o douto artigo do meu estimado e querido amigo e colega, Rui Santos, relativo à corrupção. Concordo na íntegra, com o conteúdo do mesmo. A corrupção é um dos principais cancros sociais e económicos das sociedades actuais, com especial incidência nos países mais pobres e menos competitivos. Compreendo que o teor concernente, seja de custosa percepção para quem não pertença às áreas económicas ou jurídicas. Contudo, tal matéria precisa de ser minimamente entendida por todos os cidadãos, pois só desta forma, pode ser adequadamente combatida. É primordial incrementar não só a fiscalização, como a punição e a protecção das testemunhas, bem como o levantamento do segredo fiscal. É necessário punir severamente quem corrompe e não só, ou normalmente só, aqueles que são corrompidos. Se se adoptarem medidas severas, quem prevarica tende a pensar duas vezes. Todavia, tais actos têm que ter retorno por parte da população, senão, serão impotentes para travar este fenómeno. É preciso implementar uma cultura de rejeição na sociedade, e para tal, é necessário que as pessoas percebam que são realmente prejudicadas, que lhes sai do bolso, de forma a renunciarem e a denunciarem tal prática. Sem esta vicissitude, o bem-estar seria superior, tanto para os produtores, como para os consumidores, como para o próprio país. Para que interessa adoptar medidas drásticas, se os indivíduos continuarem a pensar que os ganhos são maiores, se corromperem ou se se deixarem corromper? Portugal é o pais menos desenvolvido economicamente e por coincidência (ou talvez não), o mais corrupto da União Europeia.
A nível mundial, temos o Bangladesh como nação mais corrupta, seguida respectivamente, pela Nigéria, Paraguai, Madagáscar, Angola e Quénia. Qualquer um destes Estados encontra-se entre os mais carentes. Tais dados não podem nem devem ser considerados como irrelevantes. Este problema gravíssimo, deve ser uma das principais primazias a confutar, tanto a nível nacional, como internacional. Em território nacional, a preocupação com esta calamidade, tem crescido de forma assustadora. É considerada actualmente, como a terceira maior inquietação por parte dos portugueses, com 42,9 pontos percentuais. Estimam que o país possui níveis preocupantes de corrupção e que esta é generalizada, sendo o combate do Estado a este fenómeno extremamente fraco. Tal epidemia prolifera em todos os meios. É o caso Moderna, a GNR, A PSP, a Casa Pia, o Fisco, as autarquias, as obras públicas, o futebol e ai por diante. Um índice importante na medição da corrupção, é a diferença entre o orçamento inicial de uma obra e o orçamento final. Se a discrepância for relativamente elevada, ou os responsáveis da obra são extremamente incompetentes ou há algo por explicar. Como exemplo, podemos citar o Centro Cultural de Belém, que custou seis vezes mais que o previsto, ou a Porto 2001, que custou 10 vezes mais, já para não falar da Expo ou dos estádios de futebol. Ou poder-se-á igualmente analisar as viaturas automóveis e as habitações de alguns policias ou militares da GNR.
A corrupção é um perigoso poluente social, que provoca uma significativa corrosão nos fundamentos de um Estado democrático e no próprio funcionamento das instituições. Tem que ser adequadamente refregada, pois o clientelismo, o compadrio, o nepotismo, e o aproveitamento pessoal dos cargos públicos, tem que findar, sob risco das consequências gravíssimas que tais atitudes comportam. Esta praga afecta a eficiência de uma economia, situando a mesma no interior da sua fronteira de possibilidades de produção, tornando pois, a mesma ineficiente, visto que esta não está a produzir na sua máxima capacidade, conquanto os produtores querem produzir menos e os consumidores comprar menos.
Para terminar, tem perdas superiores a um imposto, pois as receitas desta revertem para os corruptos, enquanto as do tributo são propiciadas para o Estado, permitindo a diminuição de outros ónus ou a afectação de bens públicos. Vamos por isso, de uma vez por todas, capacitar-nos que tal adversidade é realmente problemática, que nos afecta a todos. Se queremos verdadeiramente ser competitivos e crescer economicamente, temos que considerar como basilar e vital esta batalha.»
Miguel Furtado
Docente da ULHT

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Frequência de Economia Política

Caros colegas aqui fica uma Frequência de Economia Política do primeiro semestre do ano lectivo 2005/2006

O ficheiro está no formato “PDF”, mas para facilitar o download, compactei-o. Para o descompactar, utilizem por favor o Winrar ou o Winzip, se houver algum problema não hesitem em perguntar.

Carreguem s.f.f.:

Frequência de Economia Política

Saudações Académicas!

Teste de Ciência Política e Direito Constitucional

Caros colegas aqui fica um Teste [sem efeitos de avaliação] de Ciência Política e Direito Constitucional do primeiro semestre do ano lectivo 2004/2005.

O ficheiro está no formato “PDF”, mas para facilitar o download, compactei-o. Para o descompactar, utilizem por favor o Winrar ou o Winzip, se houver algum problema não hesitem em perguntar.

Carreguem s.f.f.:

Teste de Ciência Política e Direito Constitucional

Saudações Académicas!

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Tomada de Posse dos novos Orgãos Sociais da AADUL

Caros Colegas, passamos a informar:

«A Associação Académica de Direito da Universidade Lusófona tem o prazer de convidar Vossa Excelência para a Cerimónia de Tomada de Posse dos novos Órgãos Sociais da AADUL. A Cerimónia terá lugar no Auditório Agostinho da Silva, sexta-feira, dia 12 de Janeiro, pelas 18horas. Saudações Académicas, AADUL»

Saudações Académicas!

Ciência Política e Direito Constitucional - Teste de Preparação

Excelentíssimos colegas, o nosso blog informa que o teste de preparação, da cadeira de Ciência Política e Direito Constitucional será efectuado no dia 23 de Janeiro! Passamos também a divulgar que este teste NÃO tem quaisquer efeitos para a avaliação final!
Saudações Académicas!